domingo, 11 de dezembro de 2011

Se uma boa amizade você tem...


Em Três Coroas, passei 2 dias e parti para minha segunda parada que foi em Novo Hamburgo. Como fui parar lá? E Porque lá? É breve, mas importante.
Bom, meu irmão adotado no período de estudo de Teologia na Escola Superior de Teologia (EST) foi fazer estágio numa comunidade chamada Primavera, em NH. Entre muitas conversas ele me convenceu a  fazer algumas visitas e frequentar o grupo de jovens de lá, mal poderia eu imaginar o quanto isso foi importante. Conheci então, o Pastor da comunidade e sua família, e logo a juventude e alguns membros! Foi quase um amor a primeira vista...
Mas enfim... neste dia, em especial, que fui me despedir, tinha um culto de louvor. Cheguei num sábado de tarde, num calor de 35 graus e um sol forte pra caramba. Desci perto do "triangulo" e me fui de apé até a comunidade Primavera. Entre subidas e descidas, cheguei ao destino.


                                JEP - Novo Hamburgo ( Primavera)

O Culto começou as 8 da noite e foi tão bom! Rever algumas pessoas, conversar com outras e muitas me dando força para a aventura de ir para Alemanha no ano que vem. A gente não tem intimidade (como o pessoal querido de Três Coroas) mas é bom estar na presença daquelas pessoas. O momento em que estive lá, foi apenas uma noite, mas valeu muito a pena. O culto foi organizado pela juventude da comunidade. ( e o pessoal tá de parabéns).O tema do culto era sobre: Sois sal do mundo [ ou alguma coisa parecida] e, convenhamos meus amigos, o tema tinha tudo haver com o que eu precisava para o momento e para impulsionar ao intercambio. 
As vezes a gente minimiza os sentimentos e a visão de mundo que temos. Respeito quem acha radicalmente que a sua cidade natal lá no interiorzinho é o centro do mundo, mesmo sendo tão pequeninha, mas tenho que dizer que eu critico isso as vezes. 
O que eu digo é sobre a oportunidade de olharmos para além do horizonte. Não digo isso como alguém experiente no assunto, mas penso que o mundo tem muito mais a nos oferecer do que nos podemos imaginar. Depois que a gente supera algumas etapas como: sair da casa dos pais (da barra da saia da mamãe), morar longe deles (talvez km e km de distancia e aprender a lidar com a saudade), aprender a fazer comida ( saber que não tem o prato prontinho e quentinho com a sua comida preferida em cima da mesa e ter que as vezes chegar ao ponto de ler as instruções de como fazer para poder comer), aprender a economizar e não sair gastando loucamente [porque agora quem paga as contas é vocÊ] a gente vai "amaciando o couro" (como diz um ditado gauchesco na região onde nasci) e as coisas vão se tornando maiores do que um dia poderíamos imaginar, a gente vai crescendo e aprendendo, as vezes errando mas sempre aprendendo e valorizando aquilo que sempre tínhamos e as vezes era tão monótono, tão normal que não nos dávamos conta. 

Enquanto muitos pensam que eu estou indo em um intercambio para fazer turismo, eu estou tão empenhada ralando pra aprender a entender a língua alemã e pensando nas matérias que vou ter que estudar durante, exatamente 1 ano. Mesmo sendo mais por uma necessidade urgentíssima, e preocupante, porque não sei (e admito sim) falar fluentemente o alemão e meu inglês tá bem enferrujado de tempos. Mas Deus me deu essa oportunidade, então eu creio que ele capacita, ou da formas de capacitação para essa nova etapa.... E eu encaro isso como um chamado. Alguns vão achar tão estranho eu falar em "chamado" para um período de estudo na Alemanha, mas meu amigos, o que eu sinto sobre essa oportunidade, não tem explicação.

No outro dia, almocei com os amigos em uma casa de membros desta comunidade. Churrasco, conversas, saladas e risadas! Muito bom! Coisas que as vezes não damos tanta importância porque temos “todos os domingos” ou “todos os dias” um almoço em família e entre amigos. Para mim, aquilo foi raridade. 
Conclusão: Novo Hamburgo, cidade de boas amizades.

A tarde, após o almoço, partimos para esperar uma carona em Porto Alegre/RS para Butiá/RS. Um pouco mais para o interior, na verdade.

Esperamos entre o tempo perdido e o necessário, mas estávamos lá.

Próximo postagem: Butiá/RS e o Grupo de Discipulado...
(:

Nenhum comentário:

Postar um comentário